
Identificação de fungos fitopatogénicos em culturas agrícolas: do campo ao laboratório
Os fungos fitopatogénicos são organismos que afetam a saúde das plantas, reduzindo a produtividade e qualidade das culturas agrícolas.
Explorar a Transformação Digital nas Ciências Agrárias e Veterinárias
Vem ao AgriTechEdu OpenWeek, uma oportunidade única para experimentar, durante uma semana e em primeira mão, as tecnologias avançadas do futuro das ciências agrárias e veterinárias. Vem experimentar drones, sensores e equipamentos de precisão estão a revolucionar a agricultura, a silvicultura, a produção animal e a medicina veterinária.
Ao longo da semana, vais experimentar demonstrações práticas, explorando a aplicação destas tecnologias na monitorização de culturas, na gestão de recursos naturais e na melhoria da gestão pecuária. As actividade decorrerão tanto no Instituto Superior de Agronomia como na Faculdade de Medicina Veterinária. Esta é uma excelente oportunidade para quem tem interesse pela ciência, tecnologia e pelo futuro da agricultura sustentável.
A participação nestas actividades é gratuita. Será oferecido almoço durante toda a semana.
Descobre como a inovação está a moldar o futuro da agricultura. Junta-te a nós para uma experiência informativa e inspiradora! Vê abaixo as actividades inlcuidas nas semanas.
São 5 semana a escolhar, entre 16 de junho e 18 de julho.
Os fungos fitopatogénicos são organismos que afetam a saúde das plantas, reduzindo a produtividade e qualidade das culturas agrícolas.
O desafio consiste em que o participante seja Entomologista. Para no efeito, terá que capturar e descobrir a ordem a que pertencem algumas das espécies de insetos que vivem no
Na proteção de culturas, a proteção biológica é uma estratégia sustentável de proteger as culturas de pragas, sem a utilização de pesticidas.
A tecnologia é utilizada na agricultura, nomeadamente na rega, contribuindo para o controlo mais eficaz da aplicação da água.
O uso eficiente da água em agricultura requer que a sua disponibilidade no solo seja medida de uma forma precisa com recurso a sensores.
Em média são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm de solo. O solo é um recurso tão importante quanto a água e o ar que respiramos.
Nesta actividade será exemplificada a utilização de sensores digitais na medição de índices de vigor vegetativo de plantas (índice relativo de clorofila, índice fotoquímico de refletância- PRI, e índice de
Esta atividade explora a aplicação da tecnologia digital na viticultura, destacando o papel da robótica e da inteligência artificial na monitorização e gestão de vinhas.
Esta atividade tem como objetivo explorar os desafios e as soluções da viticultura moderna face às alterações climáticas. Será feita uma introdução ao impacto das alterações climáticas na produção vitivinícola,
O inventário florestal consiste na caracterização das árvores e das florestas de modo a que se consiga quantificar os bens e serviços que elas produzem, por exemplo, o carbono que
Numa única árvore, podemos encontrar paisagens complexas, com vales profundos e cavernas, terrenos altamente produtivos e planícies ondulando ao sol…depende da escala e da perspetiva.
Entender as alterações climáticas através do conhecimento científico e da criação artística em torno da paisagem do montado.
A água é essencial para todos os seres vivos, e as árvores não são uma exceção. Este recurso vital é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência.
Os alunos utilizarão uma ferramenta WebGIS para 1) identificar áreas onde se localizam as principais espécies de aves, répteis e anfíbios ameaçados em Portugal;
Nos últimos anos, a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging ou Laser Imaging Detection and Ranging) tornou-se uma ferramenta essencial para estudar e gerir os ecossistemas terrestres.
Os satélites permitem-nos observar a superfície da Terra a diversas escalas, desde a local, com satélites que obtêm imagens com pixel de centímetros até satélites com imagens com pixel de
Uma das soluções para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases de efeito estufa, as mudanças climáticas e outros impactos ambientais é a substituição desses
Venha caminhar pela Tapada e observar as aves que lá vivem! Durante a caminhada, iremos descobrir curiosidades sobre a biodiversidade que encontramos ao nosso redor.
Nesta actividade laboratorial será realizada a transformação da madeira sólida em folhas de papel não branqueadas.